Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS

ptenfrites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Seminários > Seminário dos Profs. Anderson Stevens Leonidas Gomes e Ernesto Carneiro Pessoa Raposo (Universidade Federal de Pernambuco)
Início do conteúdo da página

Criado: Segunda, 25 Outubro 2021 10:00 | Última Atualização: Terça, 12 Abril 2022 09:29

Data: 15.12.2021 (quarta-feira)

Vidros de Spins e outros sistemas complexos: do magnetismo à fotônica

Palestrantes: Profs. Anderson Stevens Leonidas Gomes e Ernesto Carneiro Pessoa Raposo (Universidade Federal de Pernambuco)
Data: 15.12.2021 (quarta-feira)
Link: Google Meet (hangouts)

A participação na "sala virtual" do Google Meet só será permitida para as pessoas que fizerem inscrição antecipada (clicar aqui). Não há garantia de participação na "sala virtual" para inscrições sem a utilização de email institucional. Agradecemos pela compreensão/colaboração.

Participation in the Google Meet "virtual room" will only be allowed for people who register in advance (click here). Thank you for your understanding / collaboration.

Gravação do webinário:

Sumário:

O Prêmio Nobel de Física de 2021 teve o físico italiano Giorgio Parisi entre os seus laureados pelas suas contribuições seminais para o entendimento dos sistemas complexos, em particular os vidros de spins (spin glasses). Nessa palestra daremos uma visão geral do problema dos vidros de spins e da contribuição de Parisi, iniciando com o estudo dos sistemas magnéticos desordenados na década de 1970. Em seguida, analisaremos dos pontos de vista teórico e experimental a extensão destes conceitos para a fotônica, particularmente os sistemas lasers aleatórios (random lasers). Comentaremos resultados recentes do nosso grupo, nos quais lasers aleatórios são usados como plataforma para estudos de Estatística de Lévy, Eventos Extremos, Turbulência, Replica Simmetry Breaking, Estados de Floquet e concluiremos com possíveis perspectivas futuras nesta área.

Registros do quinquagésimo sexto webinário promovido pelo PPGF. A palestra proferida pelos Profs. Anderson Stevens Leonidas Gomes e Ernesto Carneiro Pessoa Raposo, Professores Titulares da Universidade Federal de Pernambuco, foi transmitida simultaneamente pela plataforma Google Meets e pelo YouTube, contando com dezenas de inscritos/participantes. Entre eles, figuraram pessoas dos estados do Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal. Além de Belém, a palestra online teve também um público participante das cidades paraenses de Abaetetuba, Ananindeua, Capitão Poço, Castanhal, Marabá, Santa Isabel, Santarém e São João de Pirabas.

Lista de inscritos/participantes:

Nome Completo/Full Name: Instituição/Institution: Cidade/City Estado/State
1 Alexandre Barbosa De Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal RN
2 Andrea Novais Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Marabá PA
3 Antonio Francisco Aguiar Universidade Federal do Ceará Frecheirinha CE
4 Antonio Rodrigo da Silva Santos Universidade Federal do Pará São João de Pirabas PA
5 Carlos Eduardo Lopes Furtado Universidade Federal do Pará Belém PA
6 Carolina Silva brito Universidade Federal do Pará Ananindeua PA
7 Cícero Thiago Gomes dos Santos Instituto Federal do Sertão de Pernambuco Petrolina PE
8 Daniel Stariolo Universidade Federal Fluminense Niterói RJ
9 Deyvid William da Mata Pastana Universidade Federal do Pará Abaetetuba PA
10 Edson Cezar Moraes Nogueira Universidade Federal do Pará Belém PA