Ir direto para menu de acessibilidade.

IDIOMAS

ptenfrites

Página inicial > Notícias > Outras > Curso de Física Básica do PPGF/UFPA - 2022

Curso de Física Básica do PPGF/UFPA - 2022

Criado: Quinta, 25 Novembro 2021 10:43 | Última Atualização: Segunda, 29 Novembro 2021 10:13

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferecerá gratuitamente um Curso de Física Básica, que será ministrado online pelos discentes de pós-graduação do PPGF/UFPA durante o ano de 2022.

As aulas ocorrerão preferencialmente aos sábados pela manhã. O planejamento inicial inclui 35 conjuntos de aulas online, cada um com até três horas-aula de 50 minutos cada.

Com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tememos que conteúdos específicos de Física deixem de ser abordados de forma adequada na Educação Básica, especialmente nas escolas públicas brasileiras. Esta iniciativa do PPGF/UFPA tenta, modestamente, compensar esta perda, ao menos no território Amazônico.

O fato de este curso ser oferecido na modalidade online permite que pessoas de quaisquer localidades com acesso à internet possam participar.

Como será a primeira vez que ofereceremos este curso, não deixa de ser um desafio a ser enfrentado. Mas nossas expectativas são as melhores possíveis.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas online no site do curso (clique aqui) ou por meio do formulário (clique aqui).

As inscrições gratuitas deverão ser realizadas online por meio do formulário disponível no seguinte link:

A bibliografia do curso será diversificada, mas a principal referência adotada será a coleção:
Compreendendo a Física. 3a. edição. Volumes 1 (Mecânica), 2 (Ondas, Ótica, Termodinâmica) e 3 (Eletromagnetismo e Física Moderna). Alberto Gaspar, Editora Ática, São Paulo, 2016.

As aulas versarão sobre a quase totalidade de temas da Física Básica, incluindo: Introdução ao Estudo da Física, Estudo dos Movimentos, Força e Movimento, Leis de Conservação, Gravitação e Fluidos, Ondas Mecânicas, Óptica, Termodinâmica, Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna.

Como a Física é uma ciência experimental, vamos precisar do auxílio de atividades experimentais. Para um curso online isso constitui, em princípio, uma dificuldade. Para contorná-la, vamos lançar mão principalmente dos vídeos de experimentos disponíveis em dois canais no YouTube, a saber: (i) Série Experimentando, Laboratório de Demonstrações da UFPA <https://www.youtube.com/c/LabdemonUFPA>, e (ii) Física na Prática, da Universidade de São Paulo <https://www.youtube.com/c/F%C3%ADsicanaPr%C3%A1tica>.

Esperamos muitos inscritos, e que as pessoas possam aproveitar mais esta atividade gratuita e de qualidade oferecida pela UFPA.

registrado em: ,